O processo de diagnosticar e o seu ensino
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62341996000100004Palabras clave:
Diagnóstico de Enfermagem, NANDA, EnsinoResumen
Este trabalho trata do ensino da habilidade para diagnosticar estudantes de enfermagem. Tem como objetivo geral verificar a adequação da elaboração do processo de análise e síntese e sua relação com o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem. Após serem desenvolvidos os conteúdos programáticos previstos na disciplina de Enfermagem Médica, em face a uma situação hipotética, os alunos elaboraram o processo diagnóstico (RISNER, 1986) individualmente, chegando a um total de 106 formulações de Diagnóstico (Taxonomia I da North American Nursing Diagnosis Association - NANDA). As maiores dificuldades se deram na área do estabelecimento de "relações" e de "agrupamento de dados". Sugere-se que o desenvolvimento do processo de pensamento inerente à análise e síntese seja estimulado desde o início do curso de graduação.Descargas
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Publicado
1996-04-01
Número
Sección
Original Articles
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Cómo citar
Carvalho, E. C. de, Bachion, M. M., Ferraz, A. E. P., Veiga, E. V., Ruffino, M. C., & Robazzi, M. L. do C. C. (1996). O processo de diagnosticar e o seu ensino . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 30(1), 33-43. https://doi.org/10.1590/S0080-62341996000100004