Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem

Autores/as

  • Creusa Guimarães Madeira UNICAMP; FCM; Departamento de Enfermagem
  • Sílvia Angélica Jorge UNICAMP
  • Seiko Kakehashi UNICAMP; FCM; Departamento de Enfermagem
  • Irma de Oliveira UNICAMP; FCM; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341996000200004

Palabras clave:

Educação em enfermagem, Relações interpessoais, Educação contínua

Resumen

Promover atividades educacionais terapêuticas para o pessoal de enfermagem visando a diminuição do stress, a melhoria do relacionamento interpessoal e a busca do auto-conhecimento, são objetivos dos cursos promovidos pelo Departamento de Enfermagem da FCM e Serviço de Enfermagem em Educação Continuada do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Através dos cursos: O Hospital e o Relacionamento Humano; Dança e Criatividade; Yoga e Relaxamento Mental, foram ministradas técnicas de respiração, relaxamento, sensibilização e conscientização corporal e de interpretação teatral. A estratégia empregada foi a "vivência grupal", com participação de atendentes, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiras, durante o horário de trabalho, em 15 a 20 encontros por curso. Como instrumento desta pesquisa foram utilizados os "depoimentos individuais", escritos pelos participantes, tendo como metodologia a análise de conteúdo. A avaliação demonstrou que a "Vivência" facilitou o relacionamento entre os membros da equipe de trabalho; abriu, espaço para comunicação efetiva; favoreceu o auto-conhecimento; e ajudou na solução de problemas. Ficou evidente a importância da continuidade de cursos alternativos para auxiliar o funcionário na melhoria da relação consigo mesmo, com o outro, com o trabalho e valorizar a sua saúde/aprendizagem.

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Publicado

1996-08-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Madeira, C. G., Jorge, S. A., Kakehashi, S., & Oliveira, I. de. (1996). Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 30(2), 217-228. https://doi.org/10.1590/S0080-62341996000200004