Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300004Palavras-chave:
Educação Técnica em Enfermagem, Educação em enfermagem, Avaliação educacionalResumo
Este estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.Downloads
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Publicado
2009-09-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Costa, C. C. C., Bezerra Filho, J. G., Machado, M. M. T., Machado, M. de F. A. S., Jorge, A. C., & Castro, T. M. S. de. (2009). Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(3), 520-527. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300004