O efeito de intervenções educativas no conhecimento da equipe de enfermagem sobre hipertensão arterial

Autores

  • Stael Silvana Bagno Eleutério da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica
  • Flávia Cortez Colósimo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica
  • Angela Maria Geraldo Pierin Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200035

Palavras-chave:

Hipertensão, Enfermagem, Conhecimento

Resumo

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo grande a responsabilidade da enfermagem na atenção aos hipertensos. Objetivou-se, portanto, avaliar o conhecimento sobre hipertensão e seu tratamento com a equipe de enfermagem, antes e após onze intervenções educativas. Utilizou-se questionário abordando aspectos teóricos ligados ao conhecimento sobre hipertensão em enfermeiros (5), técnicos (2), auxiliares (11) e agentes comunitários (37), de duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo. Para análise estatística utilizou-se o teste T de Student, análise da variância e p<0,05. Verificou-se aumento no conhecimento após as intervenções educativas para o grupo formado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem (84,6±12,0% vs 92,7±15,0%, p<0,05), enquanto que para agentes comunitários de saúde não houve mudança significante (80,8±12,2% vs 83,5±24,0%). Portanto, conclui-se que as ações educativas foram efetivas e que devem ser implementadas junto à equipe de enfermagem, considerando que elas podem influenciar no aprimoramento da assistência às pessoas hipertensas.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, S. S. B. E. da, Colósimo, F. C., & Pierin, A. M. G. (2010). O efeito de intervenções educativas no conhecimento da equipe de enfermagem sobre hipertensão arterial. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(2), 488-496. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200035