Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades

Autores/as

  • Regina Szylit Bousso USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Miriam Aparecida Barbosa Merighi USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Marli Alves Rolim USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Maria Luiza Gonzales Riesco USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Margareth Angelo USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000200013

Palabras clave:

Ensino de enfermagem, Curriculum

Resumen

A experiência do "Estágio Curricular" no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), é relatada não só como uma inovação para atender às exigências do Currículo Mínimo em Enfermagem, como para dar consistência à formação pretendida com o novo currículo da EEUSP. A proposta é de possibilitar ao aluno vivenciar um processo de transição do ser estudante para o ser profissional. As autoras fazem uma análise retrospectiva de como a experiência tem sido vivenciada pelos envolvidos - graduando, docente e enfermeiro assistencial, tecendo considerações acerca dos resultados que evidenciam indicadores de autonomia e de responsabilidade do futuro profissional.

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Publicado

2000-06-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Bousso, R. S., Merighi, M. A. B., Rolim, M. A., Riesco, M. L. G., & Angelo, M. (2000). Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 34(2), 218-225. https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000200013