A significação do glaucoma e a mediação dos significados de velhice na perspectiva vygotskiana: subsídios para a educação à saúde

Autores/as

  • Fernanda Aparecida Cintra Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Bader Burihan Sawaia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000400004

Palabras clave:

Glaucoma, Envelhecimento, Educação em saúde, Enfermagem

Resumen

Visando obter subsídios para a educação à saúde de idosos portadores de glaucoma, realizou-se o estudo coin três sujeitos glauco matosos, acima de 60 anos, por meio de entrevista individual e grupal. Foram identificados e analisados os sentidos e significados da doença e da própria vida e a relação entre eles, na perspectiva vygotskiana. A significação do glaucoma se configura no decurso da constituição emocional dos sujeitos e das suas experiências, reestruturando a sua subjetividade e a realidade em que vivem. A motivação central dessa significação é a esperança na cura da doença, a manutenção da autonomia e da independência.

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Publicado

2000-12-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Cintra, F. A., & Sawaia, B. B. (2000). A significação do glaucoma e a mediação dos significados de velhice na perspectiva vygotskiana: subsídios para a educação à saúde. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 34(4), 339-346. https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000400004