Problemas eticos vivenciados no estagio curricular supervisionado em Enfermagem de um curriculo integrado

Autores

  • Juliane Cristina Burgatti Hospital Servidor Publico Municipal de Sao Paulo
  • Luzmarina Aparecida Doretto Bracialli Faculdade de Medicina de Marilia
  • Maria Amelia de Campos Oliveira Universidade de Sao Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i4.78045

Resumo

Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período de outubro de 2010 a março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Concluiu-se que o estágio que utiliza a problematização como método de ensino e aprendizagem proporciona a reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde.

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Publicado

2013-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Burgatti, J. C., Bracialli, L. A. D., & Oliveira, M. A. de C. (2013). Problemas eticos vivenciados no estagio curricular supervisionado em Enfermagem de um curriculo integrado. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(4), 937-942. https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i4.78045