Sobre a Revista

Breve Histórico

 

A Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP) é um periódico publicado em fluxo contínuo, com um volume por ano, revisado por pares, com o objetivo de publicar artigos empíricos inéditos que representem um avanço significativo para o exercício profissional ou para os fundamentos da Enfermagem.

Missão: fomentar a produção e a disseminação do conhecimento da Enfermagem e áreas correlatas, tendo como foco a interlocução internacional para o avanço da ciência Enfermagem.

Áreas de Interesse: Enfermagem e área da Saúde.

A abreviatura de seu título é Rev Esc Enferm USP, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Journal Citation Reports (JCR): 1.3

Scientific Journal Ranking (SJR): 0.443

 

Acesso Aberto

 

A REEUSP segue o modelo de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.

Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

A REEUSP segue o modelo Gold Open Access e incentiva o compartilhamento de dados de pesquisa em repositórios de Acesso Aberto. Entende-se como dados de pesquisa: modelos, métodos, relatórios, softwares, procedimentos, questionários, estatísticas, ou seja, dados que possam ser compartilhados e potencialmente úteis para o desenvolvimento de novas pesquisas.

A REEUSP apoia o compartilhamento transparente e acessível do conhecimento por meio de redes de colaboração e adota os princípios FAIR (encontrar, acessar, interoperar e reutilizar dados).

 

 

Ética na Publicação

 

A REEUSP adota os códigos de condutas éticas e de publicação do Commitee on Publication Ethics (COPE), os "Requisitos uniformes para manuscritos apresentados aos periódicos biomédicos (ICMJE)" .

Aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

Nas pesquisas envolvendo seres humanos serão necessários:

  • o envio da cópia da aprovação pelo CEP da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em conformidade com as normativas e as regulações do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa;
  • TCLE;
  • a aprovação CEP e o TCLE deverão ser citados em Aspectos Éticos do manuscrito.

Nas pesquisas envolvendo animais, exige-se a aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais.

 

 

Foco e Escopo

 

A REEUSP publica artigos empíricos inéditos que representem um avanço significativo para o exercício profissional ou para os fundamentos da Enfermagem.

 

 

Preservação Digital

 

A REEUSP segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 

Título do periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP

Título abreviado: Rev Esc Enferm USP

Publicação deEscola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

PeriodicidadePublicação contínua com um volume por ano

Modalidade de publicaçãoPublicação Contínua

Ano de criação do periódico1967

 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

Política Editorial

Preprints

 

preprint consiste em uma versão do manuscrito ainda não revisada por pares.

Os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos.

A REEUSP aceita manuscritos depositados em servidores não comerciais de preprints, como o SciELO Preprints e segue as recomendações de Transparency and Openess Promotion (TOP).

O autor deve informar à REEUSP o número DOI atribuído ao preprint e o nome do servidor onde foi depositado.

O uso dos preprints é uma opção e escolha dos autores.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Todos os textos científicos submetidos à REEUSP passam por revisão por pares (peer review), preservando o anonimato de autores e revisores.

Excetuam-se os manuscritos depositados em preprints, cujos autores poderão ser visualizados pelos revisores.

Será divulgado em cada artigo publicado o nome do Editor Associado condutor da avaliação.

O Editor Científico analisa preliminarmente o texto e decide pela continuidade ou não do manuscrito no processo editorial. Se aprovado, o manuscrito segue para um Editor Associado, que decide pela continuidade no processo editorial e o envia para dois revisores independentes para emissão de parecer. Na etapa final, com base na avaliação dos revisores e na recomendação do Editor Associado, o Editor Científico decide pela aprovação ou recusa do manuscrito.

 

Dados abertos

 

Esta decisão trata “do compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas que geralmente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados pelos periódicos”.

A REEUSP solicita o preenchimento da Declaração de Disponibilidade de Dados que deve ser anexada obrigatoriamente ao sistema ScholarOne como arquivo complementar para avaliação dos revisores.

Para efetuar o depósito de Dados de Pesquisa, os autores devem escolher o repositório que considerarem mais adequado para compartilhar seus dados e fazer o depósito. Diversos repositórios de Acesso Aberto estão disponíveis, tais como: SciELO DataRepositório de Dados Científicos da USP e Harvard Dataverse.

O autor deve informar à REEUSP o número DOI atribuído aos dados de pesquisa e/ou e o nome do servidor onde foi depositado. O material deve obedecer a licença Creative Commons para compartilhamento de dados e ser citado como “Disponibilidade de Dados” após a seção Conclusão/Considerações finais do manuscrito.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Contribuições ao Custeio de Publicações (CCPs)

 

As Contribuições ao Custeio de Publicações (CCPs) são as contribuições financeiras que ajudam a cobrir os custos totais ou parciais de publicação de pesquisa em acesso aberto sob licença CC-BY e não têm fins lucrativos.

A submissão do manuscrito à REEUSP não ocasiona custos para os autores.

Para garantir os serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos, a REEUSP solicitará a Contribuição ao Custeio de Publicação (CCP) de acordo com o descrito abaixo:

● Autores brasileiros

CCP Avaliação

A CCP Avaliação, no valor de R$400,00, deverá ser paga após a aprovação do artigo na Primeira Etapa (pré-análise).

O autor correspondente receberá um e-mail informando sobre sua aprovação na primeira etapa, e a solicitação do pagamento da CCP Avaliação.

* Após aprovação do artigo na Primeira Etapa, o pagamento e o envio do comprovante de pagamento da CCP Avaliação, o artigo seguirá para a Segunda Etapa da avaliação.

CCP Editoração

A CCP Editoração, no valor de R$1.600,00, será solicitada somente se o artigo for “Aceito” para publicação.

A REEUSP informará aos autores sobre o aceite e fornecerá as instruções referentes ao pagamento da CCP Editoração e demais etapas para a publicação do artigo.

● Autores estrangeiros

CCP Editoração

A CCP Editoração, no valor de USD500,00, será solicitada somente se o artigo for “Aceito” para publicação.

A REEUSP informará aos autores sobre o aceite e fornecerá as instruções referentes ao pagamento da CCP Editoração e demais etapas para a publicação do artigo.

Tradução e Revisão:

Realizada após a aprovação do manuscrito.

Os custos da revisão e da tradução são de responsabilidade dos autores.

As informações referentes ao procedimento da tradução e revisão serão enviadas aos autores individualmente.

ATENÇÃO: Havendo necessidade de geração de erratas por equívoco dos autores, os custos de diagramação e publicação serão repassados a eles.

 

*Valores atualizados em 04/01/2021.

 

As CCPs deverão ser pagas ao:

 

Centro de Apoio à Escola de Enfermagem da USP (CEAP/EE)

CNPJ: 13.523.056/0001-72

Banco: Santander (033)

Agência: 0201

Conta: 13.004932-3

 

Para emissão de recibo, preencha os dados neste formulário. O comprovante de pagamento deve ser enviado para ceapee.secretaria@gmail.com.

 

Para outras formas de pagamento e/ou dúvidas sobre o pagamento, entre em contato com ceapee.secretaria@gmail.com.

 

Para ciência, anexamos a Declaração SciELO sobre a Sustentabilidade Financeira dos periódicos que compõem a coleção.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Como participante do programa SciELO, a REEUSP segue normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica estabelecidas por instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: COPECSEEquator Network, ICMJE, e o Manual de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica do SciELO.

 

Para promover a predominância de originalidade dos textos o periódico adota programas de verificação de duplicidades com textos já publicados. O periódico informa os autores o programa em uso no processo de submissão dos artigos.

 

Os editores e os pareceristas devem privilegiar a imparcialidade, integridade e confidencialidade na sua avaliação, priorizando críticas construtivas e o prazo combinado com o periódico.

 

A REEUSP acompanha a orientação para tomada de decisão sobre retratações e erratas. O artigo já publicado em que má conduta for identificada permanece indexado na base de dados SciELO na condição de retratado. A retratação documenta o motivo  devidamente referenciado, mediante comunicação do autor ou editor ou outro agente autorizado, e publicada no mesmo periódico. A retratação pode ser parcial quando a má conduta se aplica a uma parte específica do artigo, sem entretanto, comprometer o conjunto da pesquisa publicada. O artigo não poderá ser “despublicado”.

Casos de erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configuram má conduta, são corrigidos por meio de errata.

O periódico publicará o mais rápido possível as erratas, correções ou retratações.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

Os autores devem indicar quatro possíveis pareceristas para a avaliação do manuscrito. Estes deverão ser obrigatoriamente doutores, que possam ser localizados na Plataforma Lattes de acordo com a temática do manuscrito, não devem ter conflito de interesses e não devem pertencer às instituições de quaisquer dos autores. Os nomes podem ser acatados ou não pelos Editores Associados. 

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Para detecção de similaridades, a REEUSP utiliza o software iThenticate, que analisa o conteúdo dos manuscritos submetidos. Aqueles que apresentarem similaridade com outros já publicados, serão excluídos do processo de avaliação.

 

 

 Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial

 

Os autores devem informar se houve uso de ferramentas de Inteligência Artificial na Seção Método do manuscrito e também na Carta ao Editor.

                            

Para mais informações veja o: Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO.

De acordo com este Guia:

O uso de ferramentas e recursos que auxiliam os autores na elaboração de seus manuscritos é recomendável sempre que se respeitem as normas de atribuição e se cumpram com a ética e integridade científica.

Assim, os autores têm o direito e a liberdade de utilizar ferramentas e recursos que auxiliam a preparação, redação, revisão e tradução de seus artigos, capítulos de livros ou livros. Muitas destas ferramentas e recursos são providas por aplicações de IA. Entretanto, apenas humanos podem ser autores.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da REEUSP, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a REEUSP observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa na Seção Método Aspectos Éticos do manuscrito.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pela REEUSP mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. 

Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Todo o conteúdo da REEUSP está licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY (exceto onde está identificado).

A REEUSP tem acesso aberto e gratuito.

Os autores assumem total responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado.

A REEUSP encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

A publicação recebe apoio de:

Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP

Universidade de São Paulo