Análise do processo de translação do conhecimento sobre a primeira infância no ensino de graduação

Autores

  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira University of São Paulo; School of Nursing
  • Roseli Lana Moreira University of São Paulo; School of Nursing
  • Rosemary Aparecida Fracolli Pécora University of São Paulo; School of Nursing
  • Anna Maria Chiesa University of São Paulo; School of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000600023

Resumo

Objetivo Analisar a incorporação de conteúdos inovadores na promoção do desenvolvimento infantil com ênfase na extensão universitária. Método Pesquisa-ação, descritiva e exploratória, envolvendo nove representantes de quatro instituições de ensino superior paulistas. Os dados foram obtidos por meio de análise de ementas (2009-2011), entrevistas e grupo focal. Embasou-se em consenso internacional relacionado à primeira infância para a avaliação da translação do conhecimento. Resultados A incorporação de oito temáticas da promoção do desenvolvimento infantil ocorreu de modo relevante entre ensino e extensão dos cursos de graduação de Enfermagem (87,5%) e de Psicologia (75%). Observou-se restrição ao ensino no curso de Pedagogia. Conclusão A avaliação da translação do conhecimento evidencia o potencial inovador da extensão universitária, integrada ao ensino e à pesquisa, em prol da primeira infância.




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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pina-Oliveira, A. A., Moreira, R. L., Pécora, R. A. F., & Chiesa, A. M. (2014). Análise do processo de translação do conhecimento sobre a primeira infância no ensino de graduação . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(spe), 160-167. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000600023