Caderneta de Saúde da Criança: experiências dos profissionais da atenção primária à saúde

Autores

  • Gisele Nepomuceno de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais; School of Nursing
  • Tércia Maria Ribeiro Lima Rezende Universidade Federal de Minas Gerais; Department of Maternal-Child Nursing and Public Health; School of Nursing
  • Anézia Moreira Faria Madeira Universidade Federal de Minas Gerais; Department of Maternal-Child Nursing and Public Health; School of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400005000012

Resumo

Objetivo: Compreender as experiências vividas por profissionais de saúde da atenção primária com a Caderneta de Saúde da Criança no cuidado à saúde infantil. Método: Estudo qualitativo de abordagem fenomenológica do qual participaram enfermeiros e médicos de seis equipes de Saúde da Família de Belo Horizonte, MG. Foram realizadas 12 entrevistas não diretivas, guiadas por duas questões norteadoras. Resultados: A análise compreensiva das falas possibilitou a construção de três categorias que sinalizam as experiências vividas pelos profissionais com a caderneta. As experiências revelaram dificuldades que são derivadas das limitações de conhecimento sobre o instrumento; da não complementaridade na caderneta das ações de diversos profissionais que assistem a criança; dos enfrentamentos cotidianos do processo e da organização do trabalho das equipes; do desinteresse das famílias com o instrumento. Conclusão: A pesquisa aponta caminhos possíveis e necessários para melhorar a utilização da caderneta como instrumento de vigilância integral à saúde da criança.

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Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Andrade, G. N. de, Rezende, T. M. R. L., & Madeira, A. M. F. (2014). Caderneta de Saúde da Criança: experiências dos profissionais da atenção primária à saúde . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(5), 857-864. https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400005000012