Tecnologias educacionais desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular em adultos: revisão integrativa

Autores

  • Ana Célia Caetano de Souza Universidade Estadual do Ceará; Post-Graduate Program in Clinical Care in Nursing and Health
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • José Wicto Pereira Borges Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400005000023

Resumo

Objetivo Investigar as tecnologias educacionais desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular em adultos. Método Revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, com a seleção de 15 artigos. Resultados Mais da metade (60%) dos estudos foi de Ensaios Clínicos Randomizados. As tecnologias educacionais desenvolvidas foram programas envolvendo três estratégias e com a duração de um ano, além de tecnologias lúdicas com contação de histórias, programas de computador ou software para smartfones e folheto eletrônico. Essas tecnologias resultaram em redução dos níveis pressóricos, peso, circunferência abdominal, diminuição de internações e aumento dos anos de vida. Conclusão Os estudos com melhores impactos na saúde cardiovascular dos adultos foram os que trouxeram a tecnologia em forma de programa e com a duração de um ano.





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Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Souza, A. C. C. de, Moreira, T. M. M., & Borges, J. W. P. (2014). Tecnologias educacionais desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular em adultos: revisão integrativa . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(5), 944-951. https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400005000023