Estratégias de Ensino de Enfermagem, incentivando os Estudantes à Questão, Argumentação e Explicação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800023Resumo
Os estudantes de enfermagem necessitam desenvolver as competências de explicação, argumentação e questionamento porque estas são fundamentais também para que possam manter uma relação com seus pacientes no sentido de uma melhor humanização dos cuidados. O presente artigo tem como objetivo analisar a perceção dos alunos do 1º ano de enfermagem acerca da humanização dos cuidados aos doentes, no contexto do incentivo à discussão de episódios da vida real. O estudo foi de cariz qualitativo e a análise de conteúdo teve como principais discursos as perguntas, a explicação e a argumentação dos estudantes. Os resultados apontam, entre outras conclusões, para a importância de se potencializar as atividades que estimulam os diferentes tipos de discursos dos estudantes de enfermagem e a capacidade de perceberem os padrões de humanização e desumanização a partir de episódios da vida real usados como caso de estudo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Souza, D. N. de, & Souza, F. N. de. (2014). Estratégias de Ensino de Enfermagem, incentivando os Estudantes à Questão, Argumentação e Explicação . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(spe2), 155-163. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800023