ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS

Autores

  • Maria Paula Ferreira Ricardo Marilia Medical School
  • Maria José Sanches Marin Marilia Medical School
  • Marcia Aparecida Padovan Otani Marilia Medical School
  • Marina Sanches Marin Catholic University of Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800026

Resumo

Considerando o desconhecimento do efetivo significado da vivência de estudantes de medicina ao serem inserido Estratégia Saúde da Família (ESF) em séries iniciais do curso por meio de estratégias de ensino baseadas na problematizaçao da realidade, propôs-se a compreender tal inserção na ótica dos egressos. Estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas com egressos formados nos anos de 2009, 2010 e 2011. A análise dos dados teve como referência a técnica da hermenêutica-dialética. Os egressos consideram que essa inserção possibilitou o conhecimento da organização e funcionamento do serviço de saúde e do contexto de vida dos usuários, facilitou a relação médico paciente, o desenvolvimento do raciocínio clínico e o vínculo. Destacam, no entanto, que a imaturidade do estudante impede maior aproveitamento da vivência. Embora essa trajetória esteja permeada por avanços e desafios, conclui-se que ela se mostra capaz de sedimentar elementos imprescindíveis à formação médica.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ricardo, M. P. F., Marin, M. J. S., Otani, M. A. P., & Marin, M. S. (2014). ESTUDANTE DE MEDICINA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(spe2), 178-183. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800026