A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM POR ÁREA DE COMPETÊNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800031Resumo
Objetivo Analisar possibilidades e limites da formação em enfermagem por competência. Método Revisão integrativa da literatura acerca do assunto e analise dos resultados de uma pesquisa de avaliação de um curso de enfermagem desenvolvida por áreas de competência, estabelecendo um diálogo entre a revisão e os resultados dessa pesquisa. Resultados Quanto à vertente teórica de competência desses artigos, houve um predomínio da matriz construtivista, seguida da funcionalista e da dialógica. No diálogo entre a literatura e a pesquisa observaram-se limites e possibilidades no desenvolvimento de uma formação por áreas de competência. Conclusão A abordagem dialógica de competência é a proposição que mais se aproxima do perfil definido pelas DCN para a formação em enfermagem, identificada também na pesquisa de avaliação analisada. No entanto, verificou-se que há aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, como: parceria escola e serviço, papel do docente, papel do estudante e processo avaliativo.Downloads
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Publicado
2014-12-01
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Seção
Artigos de Revisão
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Como Citar
Tonhom, S. F. da R., Costa, M. C. G. da, Hamamoto, C. G., Francisco, A. M., Moreira, H. M., & Gomes, R. (2014). A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM POR ÁREA DE COMPETÊNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(spe2), 213-220. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800031