Percurso metodológico para elaboração de subconjuntos terminológicos CIPE®: revisão integrativa

Autores

  • Jorge Wilker Bezerra Clares State University of Ceará
  • Maria Célia de Freitas State University of Ceará
  • Maria Vilaní Cavalcante Guedes State University of Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700021

Resumo

Objetivo Analisar os aspectos metodológicos utilizados para a elaboração de subconjuntos terminológicos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), em dissertações e teses da Enfermagem brasileira. Método Revisão integrativa das dissertações e teses brasileiras defendidas no período compreendido entre 2007 e 2013, das quais foram incluídas sete dissertações. Resultados A produção crescente de estudos acerca da temática pelos enfermeiros brasileiros evidencia uma preocupação por uma linguagem unificada para a profissão. Contudo, os resultados demonstram a ausência de uniformidade quanto à condução dos estudos, principalmente em relação às etapas de validação de conteúdo. Destacaram-se, também, as iniciativas de alguns autores para a sistematização de métodos alternativos para a confecção desses subconjuntos. Conclusão Sugere-se o desenvolvimento de novos subconjuntos terminológicos, seguindo padrões de rigor metodológico, como também sua aplicação e validação junto à clientela selecionada, a fim de garantir maior confiabilidade dos resultados e as mudanças almejadas para a profissão.



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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Clares, J. W. B., Freitas, M. C. de, & Guedes, M. V. C. (2014). Percurso metodológico para elaboração de subconjuntos terminológicos CIPE®: revisão integrativa . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(6), 1119-1126. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700021