Assistência à saúde da criança segundo suas famílias: comparação entre modelos de Atenção Primária

Autores

  • Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de Oliveira University of São Paulo; School of Nursing; Universidade de São Paulo
  • Maria de La Ó Ramallo Veríssimo University of São Paulo; Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000100004

Resumo

OBJETIVO Comparar o modelo assistencial de Unidades Básicas Tradicionais (UBS) com as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) quanto à presença e extensão dos atributos da Atenção Primária de Saúde (APS), no atendimento de crianças. MÉTODO Estudo transversal, com abordagem quantitativa, com familiares de crianças atendidas no Serviço Público de Saúde de Colombo, Paraná. O Primary Care Assessment Tool (PCA-Tool) foi aplicado aos responsáveis de 482 crianças, 235 de unidades ESF e 247 de UBS, abrangendo todas as unidades de atenção primária do município, entre junho e julho de 2012. Os resultados foram analisados segundo o manual do PCA-Tool. RESULTADOS As unidades com ESF alcançaram escore geral limítrofe para APS. Porém, tiveram melhores resultados nos atributos Afiliação, Coordenação da integração dos cuidados, Integralidade, Orientação Familiar e Acessibilidade quanto à utilização, enquanto os atributos Orientação Comunitária, Coordenação dos sistemas de informações, Longitudinalidade e Acesso foram classificados como insuficientes para a APS. As UBS tiveram escores baixos em todos os atributos. CONCLUSÃO As unidades com ESF estão mais próximas dos princípios da APS, mas há necessidade de rever ações de assistência à criança, visando aos atributos da APS, em ambos os modelos de atenção, corroborando com estudos semelhantes em outras regiões do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Oliveira, V. B. C. A. de, & Veríssimo, M. de L. Ó R. (2015). Assistência à saúde da criança segundo suas famílias: comparação entre modelos de Atenção Primária . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(1), 30-36. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000100004