Instrumento para avaliar o cuidado de graduandos de enfermagem à pessoa com ferida

Autores

  • Roberta Kaliny de Souza Costa University of the State of Rio Grande do Norte; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Gilson de Vasconcelos Torres Federal University of Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marina de Góes Salvetti São Paulo University; Department of Medical and Surgical Nursing; School of Nursing; Universidade de São Paulo
  • Isabelle Campos de Azevedo Federal University of Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Antônia Teixeira da Costa University of the State of Rio Grande do Norte; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200018

Resumo

OBJETIVO Apresentar o processo de construção e validação de um instrumento para avaliar o cuidado à pessoa com ferida para aplicação com graduandos de enfermagem. MÉTODO Pesquisa metodológica, quantitativa, com aplicação da técnica Delphi em duas rodadas. A primeira com 30 juízes e a segunda com 18. A análise foi feita com o coeficiente Kappa ≥0,80, o índice de validade de conteúdo >;0,80, além do teste de Wilcoxon para comparações dos índices entre as rodadas. RESULTADOS Verificou-se que, das 20 categorias do instrumento, 18 apresentaram melhores escores na fase Delphi 2. Quanto aos requisitos de avaliação, constatou-se que os escores na segunda fase foram maiores em sete dos 10 itens. CONCLUSÃO A partir da avaliação dos juízes, foi definida uma versão do instrumento com índices de concordância e validade adequados, que poderá contribuir com a avaliação do cuidado de graduandos de enfermagem à pessoa com lesão cutânea.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Costa, R. K. de S., Torres, G. de V., Salvetti, M. de G., Azevedo, I. C. de, & Costa, M. A. T. da. (2015). Instrumento para avaliar o cuidado de graduandos de enfermagem à pessoa com ferida . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(2), 317-325. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200018