Folhetos educativos em saúde: estudo de recepção

Autores

  • Évelyn Aparecida Nascimento São Paulo Hospital of the Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo
  • Rita Maria Lino Tarcia Universidade Federal de São Paulo; Department of Health Information; Paulista School of Medicine; Universidade Federal de São Paulo
  • Lidiane Pereira Magalhães Universidade Federal de São Paulo; Department of Clinical and Experimental Oncology; Universidade Federal de São Paulo
  • Mariângela Abate de Lara Soares Universidade Federal de São Paulo; Department of Pediatric Nursing; Paulista School of Nursing; Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Lucia Fernandez Suriano Universidade Federal de São Paulo; Department of Clinical Nursing and Surgery; Paulista School of Nursing; Universidade Federal de São Paulo
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico Universidade Federal de São Paulo; Department of Clinical Nursing and Surgery; Paulista School of Nursing; Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000300011

Resumo

OBJETIVOS Identificar o perfil socioeconômico e cultural de usuários de folhetos educativos, caracterizar o contexto de leitura do material e das pessoas envolvidas, descrever a avaliação dos usuários em relação ao estilo de linguagem empregada e a abrangência ou limitação dos conteúdos, caracterizar como o material educativo pôde auxiliar o usuário em relação ao atendimento das demandas de cuidados em domicílio. MÉTODO Estudo de recepção, transversal, qualitativo. Foram entrevistados 27 respondentes que receberam cinco folhetos educativos sobre sinais e sintomas em Oncologia, durante o atendimento ambulatorial. RESULTADOS Os integrantes do estudo eram adultos, com escolaridade média acima de 10 anos e baixo poder aquisitivo. Os folhetos foram avaliados como adequados quanto à clareza de linguagem, quantidade e qualidade dos conteúdos e, principalmente, em relação à capacidade de auxiliar nas decisões tomadas em domicílio. Verificou-se a importância de seu recebimento na fase inicial da doença. CONCLUSÃO A recepção dos usuários foi positiva e o estudo evidenciou aspectos que devem ser potencializados na elaboração dos folhetos educativos.

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Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Nascimento, Évelyn A., Tarcia, R. M. L., Magalhães, L. P., Soares, M. A. de L., Suriano, M. L. F., & Domenico, E. B. L. D. (2015). Folhetos educativos em saúde: estudo de recepção . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(3), 432-439. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000300011