Significados atribuídos por familiares na pediatria acerca de suas interações com os profissionais da enfermagem

Autores

  • Giovana Calcagno Gomes Universidade Federal do Rio Grande
  • Daiani Modernel Xavier Universidade Federal do Rio Grande
  • Aline Campelo Pintanel Universidade Federal do Rio Grande
  • Dóris Helena Ribeiro Farias Universidade Federal do Rio Grande
  • Valéria Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande
  • Deise Ribeiro Aquino Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600011

Resumo

OBJETIVO Compreender os significados atribuídos por familiares cuidadores da criança no ambiente hospitalar acerca de suas interações com os profissionais da equipe de enfermagem. MÉTODO Estudo qualitativo que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Grounded Theory como metodológico. Foi realizado em uma Pediatria no sul do Brasil, no primeiro semestre de 2013. Participaram 15 familiares cuidadores de crianças internadas. Os dados foram coletados por entrevistas e submetidos à análise aberta e axial. RESULTADOS As interações com a equipe de enfermagem possibilitam à família confiar ou desconfiar do cuidado prestado à criança e avaliar positivamente o cuidado recebido. CONCLUSÃO As interações entre familiares e equipe de enfermagem contribuem para a significação atribuída pelo familiar ao cuidado de enfermagem recebido pela criança. Cabe ao enfermeiro atentar para as atitudes da equipe de enfermagem frente à criança e seu familiar, priorizando o cuidado humanizado.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gomes, G. C., Xavier, D. M., Pintanel, A. C., Farias, D. H. R., Lunardi, V. L., & Aquino, D. R. (2015). Significados atribuídos por familiares na pediatria acerca de suas interações com os profissionais da enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(6), 951-957. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600011