Raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem: revisão de escopo

Autores

  • Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes Universidade Federal do Amazonas; Escola de Enfermagem
  • Consuelo Garcia Corrêa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Rita de Cássia Gengo e Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Diná de Almeida Monteiro Lopes da Cruz Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600021

Resumo

OBJETIVO Este estudo teve como objetivo analisar o estado atual do conhecimento sobre raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem. MÉTODO Revisão sistemática de escopo mediante estratégia de busca aplicada na base de dados MEDLINE, e análise do material recuperado com extração dos dados por dois revisores independentes. Os dados extraídos foram analisados e sintetizados de forma narrativa. RESULTADOS Das 1380 citações recuperadas na busca, foram mantidas 23 para a revisão, e seus conteúdos foram sintetizados em cinco categorias: 1) a experiência de desenvolver o pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 2) estratégias de ensino relacionadas ao desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 3) mensuração de variáveis relacionadas ao pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 4) relacionamento de variáveis envolvidas no pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; e 5) modelos teóricos de desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão por estudantes. CONCLUSÃO O maior desafio para desenvolver o conhecimento sobre o ensino do raciocínio clínico parece ser obter consistência entre as perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento de raciocínio clínico e as metodologias, métodos e procedimentos nas iniciativas de pesquisa neste campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Menezes, S. S. C. de, Corrêa, C. G., Silva, R. de C. G. e, & Cruz, D. de A. M. L. da. (2015). Raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem: revisão de escopo . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(6), 1032-1039. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600021