O desenvolvimento das habilidades comunicativas e a atuação do professor na perspectiva do aluno de enfermagem

Autores

  • Karime Rodrigues Emilio de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Departamento de Enfermagem, FMB, UNESP
  • Eliana Mara Braga Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Departamento de Enfermagem, FMB, UNESP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300005

Resumo

Objetivo Compreender, sob a ótica de graduandos de enfermagem, as experiências no desenvolvimento de habilidades comunicativas e a atuação do professor neste processo de ensino-aprendizagem, considerando dois tipos de organização curricular. Método Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada em duas instituições de ensino públicas, situadas no interior do estado de São Paulo, Brasil. A coleta dos dados foi realizada pelo autopreenchimento de formulário por 81 alunos de segundo e quartos anos da graduação. Os resultados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Resultados Revelaram que o desenvolvimento desta habilidade está relacionado à: características individuais dos alunos, dos pacientes, do processo saúde-doença, perfil da equipe e dos conhecimentos teóricos sobre comunicação em saúde e em enfermagem. O papel do professor foi percebido apoiando e incentivando as interações com pacientes e equipes de saúde e ensinando e orientando sobre comunicação interpessoal. Conclusão Os alunos identificam e valorizam a importância da atuação de seus professores no desenvolvimento e aquisição de habilidades comunicativas. Além disso, os estudantes que vivenciaram as metodologias ativas de ensino-aprendizagem reconhecem o docente essencial para oportunizar a expressão de conhecimentos e pensamentos dos alunos.

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Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliveira, K. R. E. de, & Braga, E. M. (2016). O desenvolvimento das habilidades comunicativas e a atuação do professor na perspectiva do aluno de enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(spe), 32-38. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300005