ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE TRAQUEOSTOMIZADO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Autores

  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Silvia Renata Cicconi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fabiolo Portela Ribas Martins Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234198301700200127

Resumo

Os autores aplicaram experiência de ensino, com o intuito de promover contato de alunos de graduação em enfermagem com pacientes portadores de traqueostomia, além de desenvolver-lhes conhecimentos teórico-práticos sobre a técnica de aspiração de secreções pela traqueostomia e propiciar-lhes oportunidades de aplicar a referida técnica, independentemente ou não de assumirem, durante os estágios, a assistência a esses pacientes. Concluíram que a experiência foi válida e que períodos planejados para estudos teóricos e tarefas práticas sobre a técnica de aspiração de secreções pela cánula de traqueostomia são importantes para proporcionar aos alunos oportunidade de interação com o paciente, que é imprescindível para o seu conforto e segurança.

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Publicado

1983-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Robazzi, M. L. do C. C., Cicconi, S. R., & Martins, F. P. R. (1983). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE TRAQUEOSTOMIZADO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 17(2), 127-144. https://doi.org/10.1590/0080-6234198301700200127