INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO

Autores

  • Aidê Ferreira Ferraz Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria José D'Elboux Diogo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Regina Márcia Cardoso de Souza Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Soraya Macul Pérez Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Vera Lúcia Regina Maria Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-62341988022esp00161

Palavras-chave:

Ensino de enfermagem, Prática da enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Os Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas.

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Publicado

1988-06-01

Edição

Seção

II Semana Wanda de Aguiar Horta

Como Citar

Ferraz, A. F., Diogo, M. J. D., Souza, R. M. C. de, Pérez, S. M., Santos, V. L. C. de G., & Maria, V. L. R. (1988). INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 22(spe), 161-188. https://doi.org/10.1590/0080-62341988022esp00161