Análise Qualitativa dos Facilitadores e Inibidores que Influenciam a Intenção dos Enfermeiros de Abandonarem a Enfermagem Clínica
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000700015Palavras-chave:
Enfermagem, Satisfação no Trabalho, Condições de Trabalho, Atitude do Pessoal de Saúde, Pesquisa Qualitativa, IrãResumo
OBJETIVO Este estudo teve como objetivo determinar as barreiras e facilitadores que definem o desenvolvimento de uma intenção de abandonar a profissão de enfermagem, sob a perspectiva de enfermeiros clínicos do Irã. MÉTODO O estudo foi realizado através da análise de conteúdo qualitativo e incluiu 21 participantes que eram enfermeiros clínicos com vasta experiência de trabalho em uma variedade de cargos clínicos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, e os dados obtidos com as entrevistas foram analisados e interpretados através do método da análise de conteúdo. RESULTADOS Durante a análise dos dados, 2 temas principais, 5 categorias e 12 subcategorias foram obtidos como indicado a seguir. Os facilitadores incluem: (I) identidade debilitada (status social vulnerável e violação da dignidade), (II) frustração (sentimento de subordinação, incluindo falta de reconhecimento) e (III) experiência de trabalho árduo (estresse ocupacional, trabalho árduo e trabalho por turnos). Os inibidores incluem: (I) gestão de comportamentos positivos (recompensas e sistemas de apoio) e (II) ser útil (satisfação espiritual, eficiência e desenvolvimento de habilidades profissionais). CONCLUSÃO Com base nos achados, pode-se concluir que supervisores responsáveis podem impedir os enfermeiros de abandonarem a enfermagem clínica, delegando-lhes atividades pertinentes e aumentando sua motivação e satisfação.Downloads
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Publicado
2016-12-01
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Artigo Original
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Como Citar
Alilu, L., Valizadeh, L., Zamanzadeh, V., Habibzadeh, H., & Gillespie, M. (2016). Análise Qualitativa dos Facilitadores e Inibidores que Influenciam a Intenção dos Enfermeiros de Abandonarem a Enfermagem Clínica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(6), 982-989. https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000700015