Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638%20

Palavras-chave:

Simulação, Treinamento por Simulação, Simulação de Paciente, Sepse, Educação em Enfermagem, Modelos Educacionais

Resumo

Objetivo Construir, validar e testar um cenário de simulação clínica de alta fidelidade para o manejo da sepse. Método Estudo metodológico desenvolvido em três fases: construção do cenário de simulação utilizando o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem e os protocolos instituídos pelo Instituto Latino Americano de Sepse; validação do conteúdo por nove juízes; e o teste do cenário por dois enfermeiros de uma instituição hospitalar. A análise dos dados se deu pelo Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se adequado um valor > 0,90 entre os juízes. Resultados O cenário de simulação mostrou-se apropriado, obtendo valor geral > 0,90. No entanto, foram feitos alguns ajustes no cenário e no teste no que tange à clareza da redação, às funcionalidades e à pertinência de protocolos, conforme sugestão dos juízes. Conclusão Espera-se que o cenário de simulação validado seja um instrumento facilitador para docentes e profissionais de núcleos de educação permanente/continuada de instituições de ensino e saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Carvalho, L. R. de, & Zem-Mascarenhas, S. H. (2020). Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 54, e03638. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638