Avaliação da “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018038303583

Palavras-chave:

Aprendizagem, Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Treinamento por Simulação

Resumo

Objetivo: Avaliar os constructos “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de Enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas no ensino de semiologia e semiotécnica. Método: Estudo descritivo, desenvolvido com estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais, através de oficinas simuladas semanalmente. Os constructos “satisfação” e “autoconfiança” foram avaliados pela “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem” e “Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas”. Resultados: A amostra final foi de 45 estudantes. A maioria apresentou mais satisfeito (média geral = 4,18) do que autoconfiante (média geral = 4,12). Identificou-se pelo teste de correlação de Spearman uma associação significativa e positiva entre os constructos “satisfação” e “autoconfiança”. Conclusão: Os estudantes se sentem autoconfiantes e satisfeitos com o uso da simulação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem, destacando-se que quanto maior o nível de satisfação, maior a autoconfiança do aluno.

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Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Souza, C. C. de, Santos, W. G. dos, Salgado, P. de O., Prado Junior, P. P. do, Toledo, L. V., & Paiva, L. C. (2020). Avaliação da “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 54, e03583. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018038303583