Conteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018039403520%20

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Pública, Educação em Saúde, Redução do Dano, Usuários de Drogas, Aplicativos Móveis, Jogos Recreativos

Resumo

Objetivo Analisar o conteúdo sobre drogas de jogos para dispositivos móveis. Método Estudo exploratório de abordagem qualitativa. Tomaram-se por referência a crítica da saúde coletiva ao ideário da educação proibicionista e os fundamentos da educação emancipatória na área de drogas. A partir de critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se jogos sobre drogas em loja virtual. Procedeu-se à análise de conteúdo, com apoio de modelo interpretativo específico para jogos digitais usado para identificar as mensagens textuais e procedimentais nos jogos. Resultados Dezenove jogos foram analisados. A maioria deles reitera posições proibicionistas e cumpre o papel de transmitir informações prescritivas e normativas, assumindo o objetivo de disciplinar comportamentos de risco. Essa evidente limitação demonstra uma importante contradição, a de que os jogos são estratégias de linguagem contemporânea, com conteúdos desatualizados e pouco científicos. Conclusão Apesar do potencial das ferramentas virtuais, os jogos analisados estão marcados por intensa simplificação a respeito do fenômeno do consumo de drogas e estimulam a rapidez de respostas pré-programadas, que não extrapolam a memorização e o condicionamento. Persiste a necessidade de atualização científica e incorporação de conteúdos educativos críticos na área.

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Publicado

2019-10-14

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Pasquim, H. M. ., Lachtim, S. A. F. ., & Soares, C. B. . (2019). Conteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveis. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03520. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018039403520