Contribuições do Programa de Educação pelo Trabalho aos preceptores da Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018055903596Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação Continuada, Prática Profissional, Preceptoria, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem de Atenção PrimáriaResumo
Objetivo: Analisar as contribuições do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde aos preceptores da Atenção Primária à Saúde atuantes em unidades de saúde da família em Feira de Santana, Bahia. Método: Pesquisa qualitativa, realizada com preceptores, nos meses de março e abril de 2016, adotando como critério de inclusão preceptores que haviam atuado em unidades de saúde da família vinculadas ao Programa, por período mínimo de dois anos. Foram excluídos os trabalhadores em férias, licença-maternidade ou afastados por razões diversas. Os dados coletados foram interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Resultados: Foram entrevistados 16 preceptores. As contribuições do Programa aos preceptores foram as seguintes: ampliação do olhar sobre o trabalho em saúde, a vivência do processo de ensino-aprendizagem e a motivação para continuidade e busca de novos estudos. Conclusão: O Programa possibilitou aos preceptores um olhar mais ampliado sobre o trabalho em saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde, vivência dos processos formativos e instigação para desenvolver novos estudos, além de contribuir de forma responsável para a consolidação do Sistema Único de Saúde.
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