Eficácia de um programa de formação on-line em uma unidade de enfermagem: extração de hemoculturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018040003531%20

Palavras-chave:

Hemocultura, Contaminação, Flebotomia, Enfermagem, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia de uma plataforma formativa on-line de procedimentos em uma unidade de medicina interna para diminuir as hemoculturas contaminadas. Método: Estudo quase-experimental com grupos paralelos. A amostra foi composta de enfermeiras de medicina interna de um hospital terciário, com as quais é realizado um programa de formação on-line com relação à técnica de extração de hemoculturas. São avaliados os conhecimentos pré e pós intervenção sobre a técnica. Além disso, são estudados os resultados das hemoculturas sei meses e três depois da intervenção, analisando os contaminados. Resultados: Participou um total de 48 enfermeiras. O conhecimento da técnica antes da intervenção é homogêneo em ambos os grupos, melhorando significativamente com a formação on-line (p=0.0001). A análise de hemoculturas extraídas previamente à formação mostram níveis de contaminação acima do padrão internacional, diminuindo no grupo intervenção até 3% depois do programa de aprendizagem. Conclusão: A intervenção educacional a partir de uma plataforma digital se mostra válida para a aquisição de conhecimentos e sua transição à prática clínica.

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Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Zaragoza-García, I., Pérez-García, S., Orellana-Miguel, M. de los Ángeles, Posé-Becerra, C., & Goñi-Olangua, M. A. (2019). Eficácia de um programa de formação on-line em uma unidade de enfermagem: extração de hemoculturas. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03531. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018040003531