Assédio escolar em adolescentes: papel, tipo de violência e determinantes

Autores

  • Astrid Nathalia Páez Esteban Universidad de Santander, Facultad de Ciencias de la Salud, Grupo de Investigación Salud Pública UDES, Bucaramanga, Colombia. http://orcid.org/0000-0003-0010-7564
  • Claudia Consuelo Torres Contreras Universidad de Santander, Facultad de Ciencias de la Salud, Grupo de Investigación de Enfermería EVEREST, Bucaramanga, Colombia. http://orcid.org/0000-0001-7064-9380
  • Sandra Patricia Ortiz Rodríguez Universidad de Santander, Facultad de Ciencias de la Salud, Grupo de Investigación de Enfermería EVEREST, Bucaramanga, Colombia. http://orcid.org/0000-0003-0385-5138
  • María Stella Campos de Aldana Universidad de Santander, Facultad de Ciencias de la Salud, Grupo de Investigación Salud Pública UDES, Bucaramanga, Colombia. http://orcid.org/0000-0002-6190-181X
  • Laura María Duarte Bueno Universidad de Santander, Facultad de Ciencias de la Salud, Bucaramanga, Colombia. http://orcid.org/0000-0003-3253-6558
  • Beatriz Andrea del Pilar Niño de Silva Universidad de Santander, Facultad de Ciencias de la Salud, Grupo de Investigación de Enfermería EVEREST, Bucaramanga, Colombia. http://orcid.org/0000-0002-8517-8566

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019026003625%20

Palavras-chave:

Bullying, Adolescente, Prevalência, Fatores de Risco, Saúde do Adolescente

Resumo

Objetivo Determinar a prevalência do assédio escolar e seus fatores determinantes em adolescentes escolarizados. Método Estudo de corte transversal analítico em uma amostra de adolescentes oriundos de 20 estabelecimentos educacionais públicas de uma cidade da Colômbia, selecionados mediante uma amostragem probabilística polietápica. Uma regressão binomial simples e multivariável foi realizada no estudo. Resultados Participaram 500 adolescentes. 50,4% eram mulheres e 53.2% jovens em adolescência média. Predominou a violência verbal (66,5%) seguida da física (32,0%) e por exclusão (30,6%). 69,5% dos adolescentes foram testemunhas, 35,8% vítimas e 14,2% agressores. 80,5% dos agressores foram vítimas de assédio escolar. Na análise multivariável, verificou-se uma relação entre ser vítima e ter alguma deficiência (RP 2,4 IC 1,6-3,7), agressão verbal em casa (RP 1,7 IC 1,2-2,3) e consumo de droga (RP 1,7 IC 1,1-2,8). Igualmente, ser agressor foi associado com ser vítima (RP 7,2 IC 3,6-14,3) e consumo de álcool (RP 2,2 IC 1,3-3,8). Conclusão A frequência de assédio escolar observada e os fatores determinantes associados, evidenciam a persistência desta problemática nos adolescentes e a necessidade de desenvolver uma cultura de convivência adequada e influente além do âmbito escolar.

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Publicado

2020-10-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Páez Esteban, A. N. ., Torres Contreras, C. C. ., Ortiz Rodríguez, S. P. ., Campos de Aldana, M. S. ., Duarte Bueno, L. M. ., & Niño de Silva, B. A. del P. . (2020). Assédio escolar em adolescentes: papel, tipo de violência e determinantes. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 54, e03625. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019026003625