Efeito da aplicação de tecnologia educativa para orientação de acompanhantes de parturientes: estudo randomizado controlado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019022903666%20

Palavras-chave:

Trabalho de Parto, Parto Humanizado, Direitos do Paciente, Enfermagem Obstétrica

Resumo

Objetivo: Avaliar a atuação do acompanhante no processo de parturição, comparando a influência da utilização de uma tecnologia educativa. Método: Ensaio clínico randomizado controlado uni-cego, em que 73 participantes foram divididos em dois grupos, sendo 35 no grupo intervenção e 38 no grupo comparação. Para a análise dos grupos, foram utilizados os testes qui-quadrado e Fisher nas variáveis categóricas e o teste t de Student ou Mann-Whitney nas variáveis contínuas. Resultados: Na comparação da vivência e do apoio prestado, verificou-se que não houve diferença entre os grupos em relação ao nível de apoio (p=0,48) e à satisfação com a experiência de acompanhar o processo de parto (p=0,19). Contudo, houve diferença quanto à insegurança em acompanhar (p=0,00) e à preocupação em relação ao estado de saúde da parturiente (p= 0,00). Conclusão: Os acompanhantes que receberam a intervenção com a tecnologia educativa foram mais propícios à utilização de ações de apoio físico, emocional e de intermediação. Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros UTN:U1111-1231-8695.

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Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, L. R. e, Vasconcelos, C. T. M., Nicolau, A. I. de O., Teles, L. M. R., Ribeiro, G. L., & Damasceno, A. K. de C. (2021). Efeito da aplicação de tecnologia educativa para orientação de acompanhantes de parturientes: estudo randomizado controlado. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e03666. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019022903666