Efeito da aplicação de tecnologia educativa para orientação de acompanhantes de parturientes: estudo randomizado controlado
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019022903666%20Palavras-chave:
Trabalho de Parto, Parto Humanizado, Direitos do Paciente, Enfermagem ObstétricaResumo
Objetivo: Avaliar a atuação do acompanhante no processo de parturição, comparando a influência da utilização de uma tecnologia educativa. Método: Ensaio clínico randomizado controlado uni-cego, em que 73 participantes foram divididos em dois grupos, sendo 35 no grupo intervenção e 38 no grupo comparação. Para a análise dos grupos, foram utilizados os testes qui-quadrado e Fisher nas variáveis categóricas e o teste t de Student ou Mann-Whitney nas variáveis contínuas. Resultados: Na comparação da vivência e do apoio prestado, verificou-se que não houve diferença entre os grupos em relação ao nível de apoio (p=0,48) e à satisfação com a experiência de acompanhar o processo de parto (p=0,19). Contudo, houve diferença quanto à insegurança em acompanhar (p=0,00) e à preocupação em relação ao estado de saúde da parturiente (p= 0,00). Conclusão: Os acompanhantes que receberam a intervenção com a tecnologia educativa foram mais propícios à utilização de ações de apoio físico, emocional e de intermediação. Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros UTN:U1111-1231-8695.
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