Burnout e satisfação acadêmica em estudantes de enfermagem de currículo tradicional e integrado
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020002003713Palavras-chave:
Estresse Psicológico, Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Currículo, Satisfação PessoalResumo
Objetivo: Verificar a prevalência de burnout e sua relação com a satisfação acadêmica em estudantes de enfermagem de currículo tradicional e integrado. Método: Estudo quantitativo, observacional, transversal e descritivo-analítico com graduandos de enfermagem de duas universidades públicas. Os dados foram coletados em sala de aula por um questionário de caracterização, o Maslach Burnout Inventory e a Nursing Student Satisfaction Scale , e analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados: Participaram 301 graduandos. A prevalência de burnout no currículo tradicional foi de 30,2% e, no integrado, de 16,2%. Eficácia acadêmica (p=0,004), satisfação com o currículo e ensino (p=0,011) e interação social e profissional (p<0,001) foram maiores entre os estudantes do currículo integrado. A satisfação com o ambiente de aprendizagem foi maior no currículo tradicional (p=0,012). Burnout esteve associado estatisticamente à baixa satisfação acadêmica em todas as suas dimensões. Conclusão: A prevalência de burnout diferiu significativamente entre os estudantes das organizações curriculares analisadas e está diretamente associada com a (in)satisfação acadêmica. Os educadores devem desenvolver ações preventivas contra o burnout para os futuros enfermeiros, focadas na promoção da satisfação acadêmica.
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