A criança com diabetes Mellitus Tipo 1: a vivência do adoecimento*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020011803725

Palavras-chave:

Criança, Diabetes Mellitus Tipo 1, Adaptação Psicológica, Enfermagem Pediátrica, Família, Doença Crônica

Resumo

Objetivo: Identificar os principais desafios vivenciados pela criança com diabetes mellitus tipo 1 e descrever as estratégias de enfrentamento que utilizam para se adaptarem. Método: Estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada com crianças de 8 a 11 anos com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1 atendidas em ambulatório de um hospital universitário no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados foram analisados e categorizados segundo análise temática. Resultados: Participaram cinco crianças. Os relatos emergiram da sistematização dos dados qualitativos, em um processo de apreensão de significado dos depoimentos das crianças e adolescentes, que derivou na categoria “Viver com diabetes”, com duas subcategorias: “Desafios no enfrentamento do adoecimento” e “Participação e apoio da família no processo do adoecimento”. Conclusão: Constata-se que o processo de enfrentamento do adoecimento ocorre de forma singular para cada criança. No entanto, a participação e o apoio da família, assim como a comunicação dos profissionais de saúde, são fundamentais nesse processo.

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Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Aguiar, G. B., Machado, M. E. D., Silva, L. F. da, Aguiar, R. C. B. de, & Christoffel, M. M. (2021). A criança com diabetes Mellitus Tipo 1: a vivência do adoecimento*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e03725. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020011803725