Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020025703771

Palavras-chave:

Práticas Interdisciplinares, Educação Técnica em Enfermagem, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Objetivo: Caracterizar os pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em Enfermagem. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas com 30 docentes e coordenadores de cursos técnicos em Enfermagem de 12 diferentes regiões do estado de São Paulo. A análise dos dados foi de conteúdo temática. Resultados: No que se refere à temática de direcionamento institucional, constatou-se que, embora existam iniciativas para promover a interdisciplinaridade, uma vez que há capacitação docente e definição de metas para articulação com outros cursos e para o trabalho em conjunto entre os docentes das disciplinas, estas ainda são vagas e pouco efetivas. Na temática, implementação da interdisciplinaridade pelos docentes, verifica-se que eles buscam diferentes formas de integração, mas esbarram na estrutura curricular, na forma de contratação docente e na resistência às mudanças. Sobre a compreensão conceitual, há o reconhecimento de aspectos relevantes do seu significado; porém, admitem a existência de limites. Conclusão: A instituição define uma trajetória visando à interdisciplinaridade, os docentes buscam percorrer o caminho de sua implementação, porém encontram entraves estruturais, pouca compreensão conceitual e resistência a mudanças. Depreende-se que são necessários esforços para avançar na implementação curricular na lógica interdisciplinar.

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Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Fontana, P. M., Pinto, A. A. M., & Marin, M. J. S. (2021). Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e03771. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020025703771