Simulação em parada cardiorrespiratória: avaliação da satisfação com a aprendizagem de estudantes de enfermagem*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0533

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Aprendizagem, Simulação, Simulação de Paciente, Parada Cardíaca, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação e autoconfiança com a aprendizagem de estudantes de enfermagem em cenário de simulação clínica realística com a temática de manobras avançadas de parada cardiorrespiratória. Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Para avaliação da atividade de simulação desenvolvida, estudantes do curso de graduação em enfermagem responderam à Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem. Resultados: Participaram 19 estudantes. Identificou-se satisfação e autoconfiança dos estudantes com a aprendizagem, com média de 4,17 ± 0,59 no cenário desenvolvido. Na subescala de satisfação com a aprendizagem atual e na subescala de autoconfiança com a aprendizagem, 86,3% e 76,6% dos estudantes pontuaram os itens de forma máxima (4–5), respectivamente. Conclusão: Estudantes de enfermagem demonstram satisfação e autoconfiança com a aprendizagem a partir de cenário de simulação clínica realística na temática de manobras avançadas de parada cardiorrespiratória.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-08-23

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Linn, A. C., Souza, E. N. de, & Caregnato, R. C. A. (2021). Simulação em parada cardiorrespiratória: avaliação da satisfação com a aprendizagem de estudantes de enfermagem*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20200533. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0533