Comparação da carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica estimada por três instrumentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0547

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Carga de Trabalho, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica, Equipe de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Comparar a carga de trabalho de enfermagem por meio dos instrumentos Nursing Activities Score (NAS), Therapeutic Intervention Scoring System-28 (TISS-28) e Nine Equivalents of Nursing Manpower Use Score (NEMS) em crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital universitário. Método: Estudo de coorte prospectivo realizado em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com amostra constituída por todas as crianças internadas durante o período do estudo. A carga de trabalho de enfermagem foi avaliada por meio dos instrumentos TISS-28, NEMS e NAS, e posteriormente dividida em dois grupos: Grupo 1 formando uma categoria de itens de atividades básicas; Grupo 2 formando uma categoria de outras atividades de apoio e intervenção. Resultados: A amostra foi composta por 490 internações em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, totalizando 4617 observações. O NAS apresentou a melhor estimativa do total de horas de trabalho. O TISS-28 e o NEMS apresentaram melhor concordância e os resultados apresentaram fortes correlações entre NAS e TISS-28 e entre NEMS e TISS-28. No Grupo 1 (atividades básicas), o NAS(1) e o TISS-28(1) apresentaram correlação moderada, no Grupo 2 (atividades especializadas) os três instrumentos apresentaram correlações fortes. Conclusão: O NAS destacou-se na avaliação da carga de trabalho de enfermagem e apresentou boa correlação e concordância com o TISS-28.

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Publicado

2021-08-27

Edição

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Artigo Original

Como Citar

Velozo, K. D. S., Costa, C. A. D., Tonial, C. T., Crestani, F., Andrades, G. R. H., & Garcia, P. C. R. (2021). Comparação da carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica estimada por três instrumentos. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e00547. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0547