Contribuições das atividades universitárias para o envelhecimento ativo: teoria fundamentada nos dados*
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0237Palavras-chave:
Envelhecimento, Idoso, Política Pública, Aprendizagem, Universidades, Relações Comunidade-InstituiçãoResumo
Objetivo: Compreender as contribuições das atividades universitárias para o envelhecimento ativo de idosos vinculados à Universidade Aberta à Terceira Idade. Método: Estudo qualitativo orientado pelo Interacionismo Simbólico como referencial teórico e pela Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Os dados foram coletados entre abril e outubro de 2020, por meio de entrevistas individuais junto a idosos, coordenadores e docentes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. O software Atlas.ti® foi utilizado para apoio à análise, que ocorreu por meio da codificação aberta, axial e integração. Resultados: A participação nas atividades universitárias contribuiu para o fortalecimento dos pilares que sustentam a política do envelhecimento ativo. As contribuições foram impulsionadas pela aprendizagem ao longo da vida, incluída no programa por meio da educação permanente não formal, e que otimizou oportunidades para a saúde, participação e segurança dos idosos. Conclusão: As contribuições advindas da participação nas atividades universitárias favorecem a (re)construção da resiliência dos idosos no enfrentamento às situações cotidianas.
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