O professor de enfermagem como ser-cuidado na relação professor-aluno de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0345

Palavras-chave:

Docentes, Estudantes, Educação em Enfermagem, Enfermagem, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: compreender o significado do professor como ser-cuidado que se manifesta na relação professor-enfermeiro-aluno. Método: estudo fenomenológico qualitativo, usando o referencial filosófico de Martin Heidegger. Foi realizado em uma universidade pública no México. A entrevista fenomenológica foi utilizada como método de coleta de dados. Foi realizada uma análise ôntica e uma segunda análise, através do círculo hermenêutico de Martin Heidegger. Resultados: dentro das entrevistas, foi feita a descoberta de 5 temas principais, que foram classificados como: Cuidar das necessidades físicas, ocupação como cuidado; Ensino do cuidado de enfermagem; Acompanhamento, coexistência do professor; Incentivar a reflexão do cuidado para a autenticidade; e O aluno como pessoa, a convivência e a existência do cuidado. Conclusão: o docente de enfermagem, além de ser aquele que proporciona aos alunos os conhecimentos necessários para a formação dos profissionais de enfermagem, compartilha aspectos que envolvem mais do que a própria ciência. O professor torna-se um colaborador que espera contribuir com os aspectos mais profundos do estudante de enfermagem, impactando de forma favorável em sua formação acadêmica.

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Publicado

2022-02-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Guerrero-Castañeda, R. F., Sansores, G. M. Ávila, & Albañil-Delgado, S. (2022). O professor de enfermagem como ser-cuidado na relação professor-aluno de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210345. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0345