Educação permanente em saúde na formação de técnicos em enfermagem*

Autores

  • Fernanda Juliano de Lima Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1557-7710
  • Letícia Lopes Dorneles Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7643-5006
  • Marta Cristiane Alves Pereira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0563-215X
  • José Renato Gatto Júnior Faculdade São Luís de Jaboticabal, São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0067-6487
  • Fernanda dos Santos Nogueira de Góes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto, SP, Brasil. MacEwan University, Center for Teaching and Learning, Edmonton, Canada. http://orcid.org/0000-0001-6658-916X
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4872-2331

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0276

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante, Educação Continuada, Aprendizagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Avaliar as compreensões de uma intervenção pedagógica sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em estudantes da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Método: Pesquisa aplicada, do tipo intervenção pedagógica, realizada com vinte e três estudantes de curso técnico de enfermagem; utilizaram-se questionários, grupo focal e análise de conteúdo temática. Resultados: Avalia-se que a intervenção, construída coletivamente entre gestor, professores e pesquisadores, oportunizou a problematização dos conceitos de educação e educação continuada e permanente. Da análise emergiram as categorias temáticas Conhecimento prévio dos estudantes e compreensões da intervenção em sala de aula; Relação entre educação permanente e acolhimento pedagógico nas unidades de saúde; As inquietações sobre a ética e a articulação teórico-prática no cuidado; e Processo de trabalho e as aproximações com a educação permanente em saúde. Conclusão: Avaliou-se que a intervenção pedagógica favoreceu a reflexão crítica pelo futuro técnico de enfermagem sobre a educação permanente e a necessidade do planejamento pedagógico colaborativo para o alinhamento do processo de trabalho da equipe de saúde.

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Publicado

2022-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lima, F. J. de ., Dorneles, L. L., Pereira , M. C. A., Gatto Júnior, J. R., Góes, F. dos S. N. de, & Camargo, R. A. A. de. (2022). Educação permanente em saúde na formação de técnicos em enfermagem*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210276. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0276