Tecnologia educacional para primigestas: estudo quase experimental*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0040pt

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, Início do Trabalho de Parto, Complicações na Gravidez, Tecnologia Educacional, Estudos de Validação

Resumo

Objetivo: Analisar a influência de uma tecnologia educacional sobre o conhecimento de primigestas acerca dos sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico. Método: Estudo quase experimental do tipo antes e depois, não randomizado e não concorrente, realizado com 90 primigestas. Para análise dos dados foi aplicada estatística descritiva, McNemar e t Student. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em 2020. Resultados: O perfil das gestantes correspondeu a mulheres com idade média de 23 anos, pardas, que vivenciam uma união estável e com média de 10 anos de escolaridade. Metade das gestantes estavam no terceiro trimestre gestacional e realizavam o pré-natal de risco habitual. Apenas 12,22% das participantes relataram ter acesso a informações sobre a temática. A análise dos dados evidenciou diferença significativa no número de acertos das questões, antes e depois da visualização do vídeo animado, principalmente nas perguntas relacionadas aos sinais de trabalho de parto, bolsa d’águas e mobilograma. Conclusão: A tecnologia educacional tem influência positiva sobre o conhecimento das primigestas acerca dos sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico.

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Publicado

2022-06-17

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Cassiano, A. do N., Teixeira, E., & Menezes, R. M. P. de. (2022). Tecnologia educacional para primigestas: estudo quase experimental*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220040. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0040pt