Avaliação de um software de promoção da saúde mental para graduandos de enfermagem dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0006en

Palavras-chave:

Estudantes, Enfermagem, Saúde Mental, Promoção da Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar um software de promoção da saúde mental destinado a estudantes dos anos iniciais da graduação em enfermagem. Método: Estudo descritivo desenvolvido com 41 graduandos de uma instituição privada de ensino superior do interior do estado de São Paulo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A coleta de dados foi realizada de forma remota de abril a outubro de 2021, usando um questionário de caracterização sociodemográfica e avaliação dos estudantes acerca do programa. Os resultados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: A maioria dos participantes classificou a ferramenta e a clareza de seu conteúdo como excelentes. Os módulos considerados mais relevantes foram aqueles relacionados à resolução de problemas com implicações futuras. Os estudantes consideraram os aconselhamentos muito aplicáveis ao cotidiano e uma boa correspondência das situações-problema com a vida real. Conclusão Essa modalidade de intervenção configura-se como mais uma opção no rol de estratégias de promoção da saúde mental de graduandos de enfermagem, ainda que não substitua o cuidado face-a-face.

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Publicado

2022-09-19

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Baldassarini, C. R., Gonçalves, J. S., Masella, T. A. C., Oliveira, J. L. de, & Souza, J. de. (2022). Avaliação de um software de promoção da saúde mental para graduandos de enfermagem dos anos iniciais. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220006. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0006en