Avaliação de um software de promoção da saúde mental para graduandos de enfermagem dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0006enPalavras-chave:
Estudantes, Enfermagem, Saúde Mental, Promoção da SaúdeResumo
Objetivo: Avaliar um software de promoção da saúde mental destinado a estudantes dos anos iniciais da graduação em enfermagem. Método: Estudo descritivo desenvolvido com 41 graduandos de uma instituição privada de ensino superior do interior do estado de São Paulo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A coleta de dados foi realizada de forma remota de abril a outubro de 2021, usando um questionário de caracterização sociodemográfica e avaliação dos estudantes acerca do programa. Os resultados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: A maioria dos participantes classificou a ferramenta e a clareza de seu conteúdo como excelentes. Os módulos considerados mais relevantes foram aqueles relacionados à resolução de problemas com implicações futuras. Os estudantes consideraram os aconselhamentos muito aplicáveis ao cotidiano e uma boa correspondência das situações-problema com a vida real. Conclusão Essa modalidade de intervenção configura-se como mais uma opção no rol de estratégias de promoção da saúde mental de graduandos de enfermagem, ainda que não substitua o cuidado face-a-face.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.