Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação

Autores

  • Ana Luísa Petersen Cogo Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Eva Néri Rubim Pedro Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem
  • Ana Paula Scheffer Schell da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Aline Modelski Schatkoski Hospital Pompéia
  • Vanessa Menezes Catalan Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem
  • Rosa Helena Kreutz Alves Hospital de Alvorada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200006

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação à distância, Tecnologia educacional, Instrução por computador

Resumo

Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Cogo, A. L. P., Pedro, E. N. R., Silva, A. P. S. S. da, Schatkoski, A. M., Catalan, V. M., & Alves, R. H. K. (2009). Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(2), 295-299. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200006