Conhecimento e atitude sobre precauções-padrão em um serviço público de emergência brasileiro: um estudo transversal

Autores

  • Adriana Cristina Oliveira Federal University of Minas Gerais; College of Nursing; Department of Basic Nursing
  • Maria Helena Palucci Marziale University of São Paulo; College of Nursing; Departament of General and Specialized Nursing
  • Maria Henriqueta Rocha Siqueira Paiva Public Pre-hospital Care
  • Aline Cristine Souza Lopes Federal University of Minas Gerais; College of Nursing; Department of Basic Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200009

Palavras-chave:

Emergências, Acidentes de trabalho, Prevenção de acidentes, Saúde do trabalhador, Equipe de assistência ao paciente

Resumo

Objetivou-se avaliar a adoção das medidas de precaução padrão por meio de conhecimento e atitude dos profissionais de um serviço público de emergência, assim como a incidência de acidentes de trabalho envolvendo material biológico entre tais profissionais. A pesquisa foi realizada com 238 profissionais entre Junho e Novembro de 2006. Utilizou-se análise univariada e multivariada. A possibilidade de não-adoção das medidas de precaução foi 20.7 (95%CI: 5,68 - 75,14) vezes maior entre motoristas, quando comparados aos médicos. Não houve associação significante entre a adoção às medidas de precaução padrão. A incidência de acidentes de trabalho foi 20.6% (40.8% envolvendo material pérfuro-cortante). O risco de médicos terem um acidente de trabalho foi 2.7(95%CI:1.05 - 7.09) vezes maior que os condutores. O fato de os membros da equipe apresentarem conhecimentos adequados sobre as medidas de precaução padrão foi insuficiente para promover atitudes compatíveis a fim de reduzir o risco de transmissão de agentes infecciosos e acidentes de trabalho.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliveira, A. C., Marziale, M. H. P., Paiva, M. H. R. S., & Lopes, A. C. S. (2009). Conhecimento e atitude sobre precauções-padrão em um serviço público de emergência brasileiro: um estudo transversal. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(2), 313-319. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200009