Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira

Autores

  • Luciana Spinato De Biasi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Eva Neri Rubim Pedro Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300002

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de enfermagem, Educação em enfermagem, Ensino

Resumo

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

De Biasi, L. S., & Pedro, E. N. R. (2009). Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(3), 506-511. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300002