Grau de competência gerencial em enfermagem na perspectiva de graduandos de uma universidade privada

Autores

  • José Carlos de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Cláudia Prado Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria de Fátima Prado Fernandes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria Madalena Januário Leite Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600013

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação baseada em competências, Pesquisa em Administração de Enfermagem

Resumo

Este estudo, do tipo exploratório descritivo, de caráter quantitativo, teve como objetivos identificar e analisar a percepção dos graduandos quanto ao grau de competência desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado em Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade privada. A análise dos resultados permite identificar que o grupo de graduandos alcançou em sua maioria o grau de competência gerencial em enfermagem integral. Entretanto, as questões que apresentaram maior número de respostas com o grau mínimo foram: Reconhecer o planejamento como método da administração da assistência de enfermagem; Relacionar o processo de trabalho em enfermagem com a teoria geral da Administração; Conhecer métodos de cálculo para dimensionamento de pessoal de enfermagem e Reconhecer a área de atuação prática e sua inserção na instituição e desta no sistema de saúde.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliveira, J. C. de, Prado, C., Peres, H. H. C., Fernandes, M. de F. P., & Leite, M. M. J. (2009). Grau de competência gerencial em enfermagem na perspectiva de graduandos de uma universidade privada. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(spe2), 1221-1225. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600013