O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600015Palavras-chave:
Ensino, Educação em enfermagem, AtitudeResumo
Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que teve como objetivo investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Foi realizada na Escola de Enfermagem da USP, com nove docentes do bacharelado em enfermagem e membros do Grupo de Apoio Pedagógico. Após aprovação do projeto, os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de Conteúdo. Os conteúdos atitudinais por não se inserirem nos conteúdos programáticos das disciplinas são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino os docentes encontram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais. Trabalhar atitudes como objetivos de aprendizagem e construir instrumentos adequados de avaliação é a meta a ser considerada no currículo novo.Downloads
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Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Nosow, V., & Püschel, V. A. de A. (2009). O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(spe2), 1232-1237. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600015