O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro

Autores

  • Vitor Nosow Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Vilanice Alves de Araújo Püschel Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600015

Palavras-chave:

Ensino, Educação em enfermagem, Atitude

Resumo

Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que teve como objetivo investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Foi realizada na Escola de Enfermagem da USP, com nove docentes do bacharelado em enfermagem e membros do Grupo de Apoio Pedagógico. Após aprovação do projeto, os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de Conteúdo. Os conteúdos atitudinais por não se inserirem nos conteúdos programáticos das disciplinas são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino os docentes encontram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais. Trabalhar atitudes como objetivos de aprendizagem e construir instrumentos adequados de avaliação é a meta a ser considerada no currículo novo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Nosow, V., & Püschel, V. A. de A. (2009). O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(spe2), 1232-1237. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600015