Trabalho na atenção básica: integralidade do cuidado em saúde mental

Autores

  • Juliana Reale Caçapava Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Luciana de Almeida Colvero Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Wânia Regina Veiga Martines Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Ana Lúcia Machado Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Ana Luísa Aranha e Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Divane de Vargas Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Sônia Barros Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600019

Palavras-chave:

Saúde mental, Equipe de assistência ao paciente, Atenção primária à saúde, Assistência integral à saúde, Cartografia

Resumo

Este estudo tem por objetivo cartografar o cuidado ao usuário com necessidades no campo da saúde mental em uma Unidade Básica de Saúde, analisando o trabalho em equipe à luz da integralidade das ações de saúde. Seus participantes são trabalhadores de saúde, de diferentes profissões, que fazem parte dos processos de trabalho em saúde mental do serviço. A técnica de coleta de dados utilizada foi o fluxograma analisador. Os resultados nos mostram que, na Unidade Básica, os fluxos conectivos entre os diversos trabalhadores - e entre estes e os usuários - vêm produzindo e proliferando vários e distintos espaços coletivos de trocas, possibilitando ações de saúde alinhadas à perspectiva da integralidade, através de uma compreensão ampliada do processo saúde-doença mental, construída pela valorização das relações humanas e das subjetividades envolvidas no espaço do trabalho em saúde.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Caçapava, J. R., Colvero, L. de A., Martines, W. R. V., Machado, A. L., Silva, A. L. A. e, Vargas, D. de, Oliveira, M. A. F. de, & Barros, S. (2009). Trabalho na atenção básica: integralidade do cuidado em saúde mental. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(spe2), 1256-1260. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600019