Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente

Autores

  • Elaine Maria Ferreira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Maria de Fátima Prado Fernandes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Cláudia Prado Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Patricia Campos Pavan Baptista Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Genival Fernandes de Freitas Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Bárbara Barrionuevo Bonini Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600025

Palavras-chave:

Docentes, Docente de Enfermagem, Ensino, Educação em enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, que compreende sentimentos que perpassam o processo de trabalho do enfermeiro em três universidades privadas do Município de São Paulo, revelando-se experiências enriquecedoras de significados do saber-fazer na prática docente. Assim, a presente investigação tem como objetivo identificar os aspectos geradores de prazer e de sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente, analisados segundo o referencial teórico de Christophe Dejours, pontuando-se a importância de fatores psicossociais em relação ao objeto estudado. Os resultados da investigação apontam para as relações ambíguas presentes no processo de trabalho dos docentes, expressando sentimentos de prazer e sofrimento decorrentes dessa prática e evidenciando as condições e a organização do trabalho como elementos que podem potencializar tais sentimentos no cotidiano do trabalho do enfermeiro naquelas instituições.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Ferreira, E. M., Fernandes, M. de F. P., Prado, C., Baptista, P. C. P., Freitas, G. F. de, & Bonini, B. B. (2009). Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(spe2), 1292-1296. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600025