Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares

Autores

  • Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal Universidade Federal da Paraíba; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e Administração
  • Wilma Dias de Fontes Universidade Federal da Paraíba; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica e Administração
  • César Cavalcanti da Silva Universidade Federal da Paraíba; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica e Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100027

Palavras-chave:

Ensino, Educação em enfermagem, Processos de enfermagem

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional.

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Publicado

2010-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Leadebal, O. D. C. P., Fontes, W. D. de, & Silva, C. C. da. (2010). Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(1), 190-198. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100027