Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental

Autores

  • Hellen Roehrs Universidade Federal do Paraná; Departamento de Enfermagem
  • Mariluci Alves Maftum Universidade Federal do Paraná; Departamento de Enfermagem
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200026

Palavras-chave:

Adolescente, Educação, Ensino fundamental e médio, Relações interpessoais

Resumo

Pesquisa qualitativa realizada com 11 professores de um colégio estadual de Curitiba, para apreender como os professores do ensino fundamental percebem a adolescência. As informações foram coletadas por meio da estratégia Discussão de Grupo e organizadas em quatro categorias temáticas. Identificou-se nos relatos dos professores a pluralidade de significações atribuídas ao processo de adolescer, com ênfase na singularidade da adolescência. A adolescência se constitui em fenômeno singular, apresenta variações de acordo com a cultura, classe social, raça, gênero e idade, configurando distintas formas de vivenciá-la. Mesmo com essa diversidade, é possível desenvolver relações com adolescente que incluam a atenção, dedicação, conforto, paciência e sensibilidade, além da transmissão dos conteúdos curriculares.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Roehrs, H., Maftum, M. A., & Zagonel, I. P. S. (2010). Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(2), 421-428. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200026